Foi aberta no último sábado,  20 de junho, a enquete para definição de nova data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Inicialmente, a realização do exame seria feita no mês de novembro. Porém, em função da pandemia do novo coronavírus, que impede que os estudantes realizem as provas presencialmente sem oferecer riscos à sua saúde, a prova foi suspensa.
Com o objetivo de definir uma nova data que atendesse às necessidades dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), abriu uma votação.

Foram dadas pelo Inep três opções de novas datas para realização da prova. A primeira opção seria para realização das provas impressas ainda dezembro. Em segundo lugar, a opção seria para o mês janeiro de 2021, tanto nas provas impressas quanto na modalidade on-line. Por último, a terceira opção de data seria em maio de 2021 para provas on-line e impressas. A votação na enquete poderá ser realizada até o dia 30 de junho.

Problemas para votação na enquete

A abertura da enquete estava prevista para as 10h do sábado. Contudo, houve um atraso no início da votação. Como resultado, estudantes de todo o Brasil começaram a publicar reclamações em suas redes sociais em relação ao sistema de votação.

Além disso, muitos estudantes insatisfeitos com as opções de datas fornecidas pelo Inep começaram a pedir por datas alternativas para realização do exame. Estudantes e professores questionam se as datas oferecidas estariam muito próximas, o que poderia trazer um risco para a saúde dos candidatos. De acordo com as escolas, o ideal seria consultar os profissionais de saúde antes da abertura da enquete, uma vez que, caso a situação da Covid-19 não se resolva, o exame corre o risco de ter que ser remarcado novamente.

Como votar

Para votar na enquete sobre a data de realização do Enem 2020, o candidato deve acessar a página do participante. Em seguida, basta logar com seu CPF e senha utilizados no cadastro do Portal do Governo Federal e indicar a data de sua preferência.