O novo Boletim Epidemiologico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, neste sábado, 13 de junho, trouxe a confirmação de mais um paciente contaminado pela Covid-19.  Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, com 30 anos,  assintomática.

A SMS informou também que algumas pessoas estão realizando o exame porque já apresentaram sintomas, mas tiveram que aguardar o prazo correto para fazer o teste rápido ou porque as empresas em que trabalham estão fazendo ou porque tiveram contato com algum caso confirmado e estão fazendo particular.

De acordo com o boletim divulgado o muncípio tem hoje  29 assintomáticos e 23 curados. O número de casos suspeitos suspeitos é 21, sendo que um está hospitalizado no Pv-8, enquanto outro está em isolamento domiciliar.

Esses 2 casos estão aguardando resultado de exame. Já 19 estão em isolamento domiciliar, mas não fizeram o exame porque não se enquadram nos critérios da Secretaria de Estado de Saúde para realização do exame.

Os casos em investigação estão sendo avaliados pela Funed, único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando testes de covid-19.

Vale destacar que o município segue as normas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, nas quais apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas.

Em todos os casos, com ou sem exame, os cuidados estão sendo tomados pela Secretaria Municipal de Saúde como se fossem um caso positivo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases lembramos ainda que as internações do Boletim de Dados Hospitalares incluem casos suspeitos e confirmados e não só confirmados.


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde