O Governo de Minas Gerais reconheceu, nesta quinta-feira (21), a cidade de Cataguases com o certificado de Arranjo Produtivo Local (APL) de Audiovisual da Zona da Mata mineira.
Além de articulação com instituições financeiras com objetivo de reduzir taxas de juros, a certificação permite que o Governo possa atuar no fortalecimento da comercialização interna e internacional da região.

Segundo o Estado, o título é referente a conglomerados de empresas que atuam em um mesmo segmento ou setores relacionados que tornam um determinado local referência no assunto. No Campo das Vertentes, por exemplo, Barbacena é reconhecida com a mesma certificação pelas floriculturas.
Em Cataguases, desde 2002, empresas, líderes da sociedade civil, fundações, universidade e governos atuam em prol do fomento da economia criativa da região, tendo o audiovisual e as tecnologias digitais como segmentos estruturantes.

O polo é conhecido por suas produções de filmes, festivais e eventos culturais, principais fontes de fomento à economia.

Ainda de acordo com o Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), elaborou estudo econômico do setor produtivo para o reconhecimento do APL, o que resultou na certificação.

Com o reconhecimento, o polo também recebe apoio no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas para a melhoria de produtos e processos a serem aplicadas no setor produt