O Projeto de Lei nº 4.608/2019, de autoria da vereadora Maria Ângela Girardi (PROS), que obriga que caminhões destinados a recolher lixo no município de Cataguases tenham coletores de chorume, foi sancionado pelo prefeito Willian Lobo de Almeida (PSDB).  A nova Lei está publicada no órgão oficial do município, com data do dia 21 de julho e entrará em vigor nos próximos noventa dias.

No projeto aprovado pelo Legislativo Municipal e sancionado pelo prefeito William Lobo, prevê ainda, que os caminhões que recolhem e transportam lixo no município de Cataguases, sejam obrigados além de possuírem o coletor de “chorume” com válvula para retenção de líquido, realizem também a limpeza diária desses veículos, após a coleta.


O chorume é um líquido com cheiro forte e desagradável, cuja coloração é escura. Ele é também conhecido como “lixiviado”, e é muito poluente, podendo afetar o meio ambiente e a saúde humana. Ele ocorre principalmente nos aterros, onde há a deposição e degradação de grandes quantidades de material orgânico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição causada por um litro de chorume equivale à de cem litros de esgoto doméstico.