Projeto Social "Théo Lopes" tem início com palestra no bairro Ana Carrara




Teve início neste domingo, 16 de junho, no bairro Ana Carrara, o Projeto Social “Théo Lopes”, em homenagem ao menino Théo Lopes Pinheiro de Faria, que faleceu no último dia 4 de junho, vítima de engasgo. A iniciativa é do Técnico em Enfermagem do SAMU e Pronto Socorro do HC, Girlean de Souza Neves, primo da vítima, que pretende percorrer outros bairros ministrando palestras sobre primeiros socorros.



A palestra que envolveu moradores do bairro Ana Carrara, aconteceu nas dependências da Escola Municipal Maria José Peloso e teve a participação da médica Drª. Shami Galiu Cunha, da enfermeira Silvânia Augusto Modesto, do Bombeiro Civil Geraldo Freitas, e do líder Comunitário, Anderson Moura, presidente da Associação dos Moradores do bairro Ana Carrara.

“Nós estamos iniciando o projeto “Théo Lopes”, com o objetivo de levar informações através de palestras e  demostrações técnicas de primeiros socorros à população que muitas das vezes não sabe como proceder em casos de emergência com acidentes tanto com crianças como adultos”, disse o idealizador do projeto, o socorrista Girlean Souza.


Durante a palestra, o técnico de enfermagem Girlean,(foto) fez a demostração de como proceder em casos de acidente com engasgo, sufocameneto ou asfixia (tecnicamente falando "OVACE - Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho).

A asfixia é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos ou por ingestão de corpos estranhos. É mais comum em crianças, mas pode acontecer também com os adultos.

Pode levar à inconsciência em 2 minutos, lesões cerebrais, após 3 minutos e até à morte!
Alimentos ou objetos podem ser responsáveis pela asfixia. Isso acontece quando estes são engolidos e ao invés de irem para o esôfago (o caminho que o alimento faz), ficam presos antes deste ou pegam o caminho errado (traqueia), que leva o ar para os pulmões. Nestes dois casos o ar é impedido de passar, causando o sufocamento e a asfixia.


A médica ortopédista, Drª Samih Galiu Cunha, (foto) apresentou os casos mais comuns de emergências ortopédicas em crianças e ressaltou a importância do atendimento de primeiros socorros às crianças que é uma população mais vulnerável.

A enfermeira Silvania Augusto Modesto, (foto) funcionária do Hospital de Cataguases, falou sobre cuidados com recém nascidos e amentação.

A próxima palestra do Projeto Social “Théo Lopes”, esta marcada para acontecer no próximo dia 20 de junho, no bairro Leonardo.


O agendamento para quem desejar a apresentação da palestra do Projeto Social "Théo Lopes", é só ligar para (032) 9 8441-3908.

Fotos e texto: Anderson Moura










1 Comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Cataguases em Foco - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo