domingo, 14 de abril de 2019

Com tema sobre Democracia e Saúde, 9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Cataguases.


 Aconteceu na manhã deste sábado, 13 de abril, no salão do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Cataguases,  a 9ª Conferência Municipal da Saúde, realizada pela Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

Durante todo o dia foram realizados grupos de trabalhos que procurou evidenciar a  Democracia como uma das soluções para a Saúde. Foi a oportunidade para todos os munícipes discutirem as políticas públicas aplicadas na área de saúde. O principal objetivo do evento foi estimular a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiam a execução de políticas públicas, conforme os anseios da população.


Em 2019, as conferências municipais têm como tema central ‘Democracia e Saúde: dividido em três eixos temáticos: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.


O encontro, que na sua abertura contou com a presença do prefeito Willian Lobo de Almeida, e também envolveu usuários, trabalhadores e gestores da saúde municipal, é uma das etapas da Conferência Nacional de Saúde que, neste ano, está em sua 16ª edição, e que  será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Durante a programação foram ministradas  três importantes palestras. A primeira foi apresentada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, o médico Dr.Joseph Antônio Freire, que abordou o tema “Saúde como Direito”. A segunda, pela conferencista Maria Emília Teixeira de Moraes, que é Enfermeira, especialista em Saúde da Família e Coordenadora do Programa de Saúde da Família de Leopoldina.  A terceira e última palestra ficou a cargo do Fisioterapeuta e Mestre em Saúde Coletiva,  Renan Guimarães de Oliveira, com o tema “Financiamento do SUS”.

Além das propostas levantadas e discutidos com o público presente, o momento também foi para a escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual. A data da Conferência Estadual de Saúde ,ainda não foi definida pelo governo de Minas. Mas de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, as conferências estaduais acontecerão de 15 de abril a 15 de junho.




Delegados representando os trabalhadores na área de saúde e prestadores de serviços na área de saúde:

Uiara Cristina Mantovani
Elisângela Silveira
Gustavo Benini  de Oliveira

Delegados representando os usuários do Sistema Único de Saúde:
Andrezza Alencar de Sousa
Jonathan Santos Silva Antônio
Lutiane Dias Gazolino










Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

  ©Cataguases em Foco - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo