A Câmara Municipal de Cataguases realizou na noite de terça-feira, 19 de março, uma solenidade que homenageou 15 mulheres que foram destaque na vida profissional, pública e social, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher ocorrido em 8 de março.

A sessão foi presidida pela vereadora Maria Angela Girardi (PROS).

O presidente da Casa, Ricardo Dias, disse que a data é importante como momento de reflexão das lutas das mulheres. "Os momentos mais emocionantes dos trabalhos legislativos são aqueles em  que prestamos homenagens a pessoas que fazem a diferença na sociedade. As nossas homenageadas são exemplos da mulher contemporânea, determinadas, atuantes, que vão atrás de seus direitos. O diploma conferido pela Câmara é uma forma de reconhecer histórias de vidas marcadas pelos enfrentamentos que as mulheres fazem, no dia a dia, para manter a família, o trabalho, os estudos", afirmou.


Dias destacou ainda que as conquistas femininas avançaram muito nos últimos anos. No entanto, ainda persistem desigualdades, especialmente no mundo do trabalho, e a violência contra a mulher. "A presença da mulher no mercado de trabalho é forte. Praticamente 50% da população economicamente ativa é formada por mulheres. Elas também têm maior nível de escolaridade. Porém, ainda ganham menos que os homens e têm menos oportunidades para ocupar cargos de chefia. Cabe ao poder público e a sociedade de modo geral promover as mudanças necessárias para assegurar a igualdade de direitos, além de combater a violência contra as mulheres", disse.

As homenageadas foram: Claudia Cruz Peres Moraes (vereador Antônio Gilmar de Oliveira); Vera Nilce da Silva Aguiar Costa (Vereador Betão do Remo); Gilda Costa Cruz Bittencourt (Vereador Hercyl Suhurt Salgado), que não pode comparecer por motivo de saúde; Marísia de Almeida Ritti (Vereador Henrique Silva Oliveira); Adriana Aparecida de Souza Elizer (Vereador Betão do Areão); Conceição Aparecida de Almeida Pereira (Vereador Jorge Roberto Silva Alves), sargento da Polícia Militar que recebeu sua homenagem ao lado do Tenente Vinícius Marinato e do Major Willian Machado; Célia Lourenço Mota (Vereador Marquinhos do Açougue); Fernanda Vidal Magalhães (Vereadora Maria Ângela Girardi); Márcia de Paula Martins (Vereador Mauro  Ruela); Vera Lúcia Siervi de Paula (Vereador Michelangelo  Correa); Cristiane Siqueira Antoniol (Vereador Paulo Milani); Andreia Bento Silva (Vereador Rafael  Moreira); Maria de Lourdes Menezes (Vereador Ricardo Dias); Rita Suely Bento (Vereador Rogério  Ladeira) e Maria José Agostinho Inácio (Vereador Vinícius Machado).